terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

RJ investiga possível primeiro caso de morte por zika no útero materno

Mãe de gestante afirma que ela passava por acompanhamento. Mulher de 34 anos teria contraído o vírus no sexto mês.




Médicos da Fiocruz vão analisar um feto que pode ser o primeiro caso no Rio de bebê infectado e morto pelo vírus da zika no útero da mãe, segundo informações do RJTV. Os médicos estiveram na manhã desta terça-feira (16) na Maternidade Carmela Dutra, no Méier, Subúrbio do Rio, onde a grávida foi atendida.
A mulher de 34 anos passava por operação no início da tarde para a retirada do feto. O parto estava marcado para a próxima semana. A mãe teria contraído o vírus da zika no sexto mês de gestação e foi diagnosticada pelos profissionais da Fiocruz. A gravidez foi considerada normal e acompanhada pelos médicos do Instituto Fernandes Figueira, na Zona Sul.

A Fiocruz disse que ainda será necessário o resultado da autópsia no corpo do bebê para determinar se o vírus foi a causa da morte. A família concordou com a doação para a realização das análises.
Diagnóstico
Mesmo com o diagnóstico da doença, a grávida foi tranquilizada pelos especialistas porque, na ocasião, não havia alteração no crânio ou no resto do corpo do bebê. Porém, faltando uma semana para o nascimento, a família foi informada que o feto estava morto havia 10 dias.
De acordo com a mãe da gestante, Sandra Souza, como os exames mostravam que estava tudo bem com a criança, a família estava tranquila de que o nascimento aconteceria sem maiores problemas.
“O pessoal da Fiocruz mandou a gente para o Fernandes Figueira. Aí a gente não voltou mais para a Fiocruz, a gente só ia no Fernandes Figueira, com o doutor José Paulo. Ele verificou que estava tudo normal, que o cérebro estava normal, que o bebê estava normal. Mas ele mandava sempre a gente voltar. Voltamos lá mais duas vezes", disse Sandra.
"Na última, que foi dia 25 de dezembro, ele fez o último ultrassom e ela já estava com 33 semanas. E ele falou que o bebê estava bem, que era para ela ficar tranquila e que não tinha problema nenhum. A gente esperava muito e, quando eles disseram que o bebê estava bem, a gente ficou bem”, afirmou a mãe da gestante.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...